Creatour
CREATOUR – “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais” é um projeto de investigação multidisciplinar baseado numa abordagem teórico-prática de processos colaborativos. Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento de um setor de turismo criativo sustentável, em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em quatro regiões de Portugal, designadamente, Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
O turismo criativo implica experiências genuínas de aprendizagem e de criação que permitem aos visitantes a possibilidade de autoexpressão e de desenvolvimento do seu potencial criativo. Uma característica fundamental neste processo é a forte ligação entre criatividade e o lugar de destino, proporcionando ao visitante uma experiência de imersão na cultura local e de contacto direto com a comunidade local. Estas atividades possibilitam a geração de valor acrescentado – económico, social e cultural – a nível local e regional.
O projeto CREATOUR agrega 5 centros de investigação, 40 entidades piloto e outras partes interessadas que trabalham de forma colaborativa e em rede. O formato de incubação/demonstração estimula a experimentação aplicada e a implementação de projetos-pilotos que diversificam as ofertas de turismo e aprofundam as relações entre organizações ligadas aos setores cultural/criativo e do turismo.
Esta iniciativa de investigação integrada propõe contribuir, de forma significativa, para um desenvolvimento local integrado, assim como para a vitalidade cultural local. Nesse sentido, o projeto integra abordagens teóricas e metodológicas de desenvolvimento cultural, turístico e regional, estando estruturado de acordo com as dimensões-chave para a valorização do sector criativo: 1) construir conhecimento e capacidade, 2) apoiar o desenvolvimento de conteúdos e a ligação da criatividade ao lugar, e 3) reforçar a formação de redes e clusters.
O CREATOUR integra e aborda, explicitamente, as áreas prioritárias da estratégia de Especialização Inteligente (nacional e regional), baseando-se em três dimensões do recente desenvolvimento das indústrias culturais e criativas em Portugal: 1) desenvolvimento de centros artísticos e criativos em antigas fábricas ou sítios patrimoniais reabilitados, em diversas cidades de pequena dimensão; 2) (re)vitalização e valorização das tradições culturais tangíveis e intangíveis; e 3) crescimento e desenvolvimento – e elevada visibilidade – dos produtos criativos relacionados à cultura e ao design.
O CREATOUR visa contribuir para a capacidade das entidades piloto em desenvolver, implementar e aperfeiçoar um conjunto de experiências de turismo criativo e visa uma contribuição direta para as estratégias setoriais regionais e demais políticas públicas. O projeto será desenvolvido num contexto internacional aberto, envolvendo investigadores e iniciativas na área do turismo criativo ao nível global, contando ainda com as contribuições de um Conselho Consultivo internacional.
O objetivo geral do projeto é desenvolver e implementar uma abordagem integrada e um plano de investigação centrados no turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em Portugal.
Objetivos
Científicos
Específicos
1.
Melhorar o nível de conhecimento e de análise sistémica sobre o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em Portugal.
2.
Compreender os processos (sob diferentes condições e situações) através dos quais as atividades de turismo criativo podem ser eficazmente desenvolvidas e implementadas de forma sustentável.
3.
Entender como uma abordagem integrada ao turismo criativo pode oferecer opções viáveis para melhorar a estabilidade de organizações culturais/criativas nas cidades de pequena dimensão e áreas rurais.
4.
Avaliar os impactos multidimensionais – económicos, culturais, sociais, ambientais – das atividades de turismo criativo ao nível das organizações promotoras, da atividade turística local e no desenvolvimento local, em geral.
Objetivos
Específicos
da Aplicação
5.
Desenvolver parcerias fortes e sustentáveis em cada região para aumentar os impactos positivos do turismo ao nível do desenvolvimento local e regional, assim como do dia-a-dia dos habitantes.
6.
Contribuir para a diversificação da oferta turística através da criação de experiências criativas únicas e memoráveis, de caráter local, para os visitantes.
7.
Capitalizar as novas tecnologias (por exemplo, aplicação para smartphone, Realidade Aumentada) para proporcionar experiências criativas contemporâneas que atendam às exigências dos turistas criativos, com base na herança cultural e histórica e na identidade dos locais.
Existem três domínios de ação que são fundamentais para a dimensão incubação/demonstração do CREATOUR: IdeaLabs, Iniciativas-Piloto e Formação e consolidação de redes e clusters. Estes domínios são sustentados e orientados por atividades de investigação multidisciplinar, conferências anuais e pelo desenvolvimento de uma variedade de publicações entre outros resultados.
As organizações selecionadas desenvolverão e implementarão uma série de iniciativas-piloto de turismo criativo, ao longo de 2017, 2018 e 2019. A monitorização das iniciativas-piloto permitirá uma análise regular e uma avaliação dos processos, resultados, problemas e impactos nas entidades promotoras, na atividade turística local e no desenvolvimento local, em geral. Os dados são recolhidos através de formulários preenchidos pelas organizações; questionários aos participantes/visitantes; visitas de campo (observação participante e notas de campo); conteúdos dos “Diários de projeto” (ePortfolio); entrevistas; grupos focais; e discussões/reflexões nos IdeaLabs e Conferências CREATOUR.
A análise e a síntese regulares dos dados irão fornecer informações importantes para melhorar as iniciativas-piloto, IdeaLabs posteriores, conferências, publicações para profissionais do setor e recomendações políticas para colmatar as necessidades e lacunas identificadas.
Os IdeaLabs são uma atividade específica do projeto CREATOUR e têm como objetivo principal apoiar o desenvolvimento de conteúdos e a ligação da criatividade ao território. Representam momentos de contacto regular, importantes para o apoio no desenvolvimento das iniciativas-piloto e outras ações do projeto (mapeamento cultural; reflexões e avaliações pós-pilotos; discussões sobre a sustentabilidade pós-projeto), e para a promoção de sinergias intra e inter-regionais entre as organizações piloto e os setores cultural/criativo e do turismo.
Anualmente, realizam-se dois IdeaLabs regionais (primavera e outono), em cada uma das regiões abrangidas pelo projeto. Adicionalmente, são organizados dois IdeaLabs nacionais integrados nas Conferências CREATOUR, em 2017 e 2018.
A realização de sessões de mapeamento cultural participativo nos IdeaLabs iniciais permitem examinar elementos culturais existentes e preencher lacunas/adicionar recursos e inspirações locais. Os resultados serão usados nos IdeaLabs posteriores para “relacionar a criatividade ao lugar” e complementar o desenvolvimento das iniciativas piloto.
Este domínio foca-se no desenvolvimento de estratégias e medidas de sustentabilidade pós-projeto. Centra, por isso, a sua atenção nas relações entre organizações promotoras de turismo criativo; modelos e estratégias para alianças transversais com o turismo e outros atores; e orientações para autoridades locais e regionais. É desenvolvido através das interações e discussões nos IdeaLabs, grupos focais e reuniões intersectoriais e com o Conselho Consultivo, bem como através da recolha das boas práticas internacionais.
O CREATOUR desenvolve um processo de produção de conhecimento e um sistema de monitorização do mesmo, no sentido de compreender alterações macro durante o projeto e situar as atividades e os resultados alcançados em contextos mais amplos, ao nível de 5 dimensões:
1. Procura e análise das boas práticas e questões em projetos e redes de turismo criativo, no âmbito internacional;
2. Mapeamento cultural;
3. Inventário de cursos/oficinas culturais;
4. Recolha de referências e análise de perfis de visitantes/turismo;
5. Recolha de referências e análise das características do setor cultural/criativo.
Estas linhas de investigação são reunidas num processo de meta-análise de forma a debater e sintetizar conclusões; realizar análises SWOT gerais e por região; identificar questões-chave e elaborar conclusões; e interpretar padrões. Este processo será realizado anualmente para permitir uma visão abrangente dos setores cultural e turístico nas quatro regiões, assim como a constituição de uma base de conhecimento geral, a partir da qual, são desenvolvidas as iniciativas piloto de turismo criativo.
As conferências anuais terão 4 dias de duração: 3 dias de atividades abertas ao público em geral (sessões de keynote speakers) e a um público mais específico (IdeaLabs, sessões de formação profissional) e 1 dia de reuniões internas (Comissões de Projeto e de Direção, Conselho Consultivo). A conferência terá lugar numa região diferente, em cada ano (Centro, Norte, Algarve), em maio de 2017, 2018 e 2019, respetivamente. Na conferência final (Algarve, 2019) terá lugar ainda uma Mostra de Turismo Criativo.
Serão desenvolvidos três tipos de publicações: académicas, profissionais e orientadas para as políticas públicas. Além dos artigos científicos individuais, o CREATOUR irá conceber um livro internacional e uma edição especial de uma revista académica. Serão também desenvolvidas duas brochuras de boas práticas e recomendações de ação, direcionadas para os setores cultural/criativo e turístico, assim como um relatório de informação com recomendações políticas, dirigido às autoridades locais e agências regionais (cultura, turismo, desenvolvimento regional, etc.). Por fim, uma brochura em inglês partilhará, internacionalmente, a experiência do CREATOUR.
»» Outros resultados
• Um portal eletrónico que agregue materiais do projeto
• Um curso online (nível de MA)
• Um conjunto de cursos de formação avançada
• Um documentário final