No distrito de Évora destaca-se o Concelho de Reguengos de Monsaraz, cujo enquadramento na magnífica planície Alentejana e no azul da água da albufeira de Alqueva fazem dele um destino turístico de referência da região.
Confinado pelos Concelhos de Redondo e Alandroal a norte, Mourão a este, Moura e Portel a sul e Évora a oeste, o concelho de Reguengos de Monsaraz situa-se numa região predominantemente agrícola.
Além de um património histórico bastante rico e de uma paisagem exímia, o concelho é detentor de uma forte identidade marcada pelos usos e costumes tradicionais, que se refletem na gastronomia, nos vinhos e no artesanato, sendo de destacar S. Pedro do Corval, o maior centro oleiro de Portugal.
A criação da Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria (2015), sob a tutela da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, visa promover a olaria de São Pedro do Corval, assegurando a sua sustentabilidade, e preservar uma importante parte da cultura e história do Concelho.
Com este projeto, pretende-se divulgar e promover as suas gentes e tradições, proporcionando a todos os visitantes uma experiência ativa, com base no conhecimento e aprendizagem sobre a olaria e o barro.
» Projeto-piloto de turismo criativo: Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval