A Associação Luzlinar é uma instituição cultural sem fins lucrativos, com sede no Feital (Trancoso), tendo como propósito a promoção e divulgação das artes plásticas e performativas e cinema, desenvolver projetos no âmbito da arte experimental, colaborar com instituições que persigam os mesmos fins, criar espaços e formas de cooperação interinstitucional e contribuir para o estudo e divulgação do património cultural local e regional.
Desde 1995, realizamos Simpósios e Seminários Internacionais, Festivais e Laboratórios de Criação Colectiva, para além de inúmeras oficinas de expressão artística e edições em diferentes suportes, com a participação de dezenas de artistas, académicos, cineastas, críticos e teóricos de universidades, Museus, Teatros ou colectivos de artistas dos quatro continentes.
No quadro do programa de Apoio às Artes do Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes, desenvolvemos um plano de atividades regular, cujo principal objectivo consiste em estabelecer uma ligação efetiva entre a comunidade, a escola e a universidade, num programa que passa fundamentalmente por projetos com artistas em residência, por um projeto educativo, por parcerias de âmbito regional e nacional, envolvendo as componentes de documentação e investigação, mas também exposições, encontros, conferências e edições.
Em 2016, iniciámos um novo projeto – Campus Jardim das Pedras – situado na Serra do Feital, no concelho de Trancoso onde pretendemos desenvolver e concentrar uma parte significativa das atividades.
Jardim das Pedras é um lugar de especulação teórico-prática. Um laboratório a céu aberto de experiências sensoriais onde se permite a reflexão e o pensamento através da observação e da experiência da prática artística no sentido do desenvolvimento cultural do individuo.
Todas as experiências são coordenadas por técnicos especializados nas diferentes áreas de conhecimento.
» Projeto-piloto de turismo criativo: Campus Jardim das Pedras