Em janeiro de 2012, a Câmara Municipal de S. João da Madeira lançou um projeto de Turismo Industrial, financiado pelo ON.2, constituído por um conjunto de circuitos turísticos industriais, com o objetivo de conjugar a preservação do legado arqueológico industrial com a promoção das indústrias consideradas tradicionais e as novas indústrias criativas e tecnológicas, através da visita de diferentes unidades fabris no concelho.
Após a conquista de um lugar de destaque a nível nacional, afirmando-se como um projeto de referência para outros municípios, o Turismo Industrial de S. João da Madeira pretende alargar os seus circuitos a novas empresas do concelho.
Pelo lugar alcançado, o município encontra-se atualmente a coordenar o grupo de trabalho para a criação da Norma da Qualidade do Turismo Industrial em Portugal, integrado numa comissão técnica presidida pelo Turismo de Portugal.
O projeto Turismo Industrial Criativo tem como objetivo a criação de um conjunto de Rotas de Experiência, no sentido de complementar a oferta de visitas ao património industrial local e à indústria viva já promovidas pelo Turismo Industrial de S. João da Madeira, desde 2012.
Inspirada por modelos de participação colaborativa, a presente proposta pretende proporcionar aos turistas a oportunidade de vivenciar o quotidiano de uma localidade vincadamente marcada pela indústria, onde a um sólido tecido industrial tradicional se juntam hoje às indústrias tecnológicas e criativas, num ambiente culturalmente e artisticamente estimulante.
As Rotas de Experiência organizar-se-ão em quatro segmentos – Criatividade, Gastronomia, Arte e Indústria, capazes de proporcionar aos turistas um conjunto de workshops-experiências vários, tendo em vista a partilha de experiências e a construção de relações de colaboração entre locais e turistas.
» Projeto-piloto de turismo criativo: Turismo Industrial Criativo